A (nova) consciência política brasileira


A esquerda sempre falou para as pessoas produzirem senso crítico e eu sempre pensei que esse seria o maior tiro no pé que a esquerda poderia dar. Pois bem o partido vestido com a roupa de esquerda chegou ao poder, falo vestido como esquerda pois antes do PT o Brasil foi governado por oito anos pelo PSDB que, esquerda "moderada" que aceitava com ataques petistas criando uma falsa dualidade no pensamento político do Brasil.
Então vieram as manifestações de 2013, mas já antes disso as pessoas vinham buscando conhecer onde cada coisa se encaixava no espectro político, principalmente dentro das redes sociais em principal o Facebook e sua possibilidade de pessoas comentarem notícias em tempo real o que antes ficavam restrito a conversas entre as pessoas dentro de suas próprias casas ganhou a internet. Pessoas que nunca haviam se visto na vida que dividiam a mesma opinião puderam se reunir e trocar conhecimento. Foi a partir daí que a esquerda viu a sua hegemonia de ocupação de todos os lugares ameaçada. Quem poderia imaginar antes de 2010 que poderia aparecer na TV brasileira um homem para defender o direito ao porte de armas abertamente como Bene Barbosa?
A esquerda viu seu castelo de cartas se esfacelar ainda mais quando pessoas passaram a mostrar seu rosto ao Sol e dizer sem medo de represálias, apesar de sofre-las, mais e mais pessoas passaram a se reunir em volta de nomes como o Olavo de Carvalho, Jair Bolsonaro e figuras religiosas como Padre Paulo Ricardo, que promoveu uma enorme mudança do pensamento religioso, principalmente da Igreja Católica como instituição que mesmo não sendo direcionado passou a ter grande apelo com a camada mais jovem da sociedade. Por muitas vezes eu me surpreendo ao passar por certas pessoas na rua e vê-las discutindo sobre pensamento político ideológico, como por exemplo motoboys e caixas de supermercado, contudo o meu maior medo é a ignorância disfarçada de intelectualidade que vem contaminando nossos aliados, aqueles a quem chamamos de neoconserservadores, não digo que sejam pessoas ruins, mas que por muitas vezes acabam prestando desserviço a nossa causa espalhando notícias falsas ou se importando com coisa completamente inúteis como um cantor dragqueen e que por fim acabaram promovendo-o.
Logo então alunos passaram a questionar seus professores de esquerda que tanto falavam de senso crítico, para seu desespero esses alunos passaram a questionar a autoridade que eles impunham, logo eles que pregavam a não obediência a figuras autoritárias passam a agir como o pior dos ditadores quando são questionados ou quando existe discordância de pensamento.
Esse ano pode ser a hora da virada, o que era quase totalmente territória da esquerda passará a ser ocupado por muitos com o pensamento considerado a "extrema-direita", uso esse termo porque esses estavam acostumados a chamar um partido socialista, o PSDB, de partido de direita, logo no Brasil qualquer partido a direita dos sociais democratas é considerado extremista.
Um grande caminho ainda há de ser percorrido. O país precisa de mudança de pensamento e a reformulação do nosso senso comum que acabou sendo subvertido por décadas de engenharia social promovida pelas emissoras de TV, precisamos ocupar espaços muito mais importantes também como os campus das universidades públicas e particulares, nos formamos professores, jornalistas, advogados, juízes e promotores de justiça, pois foi assim que a esquerda fez. Nenhum governo poderá fazer isso a não ser nós mesmos. Podemos até eleger Jair Bolsonaro como presidente, mas ele não poderá fazer tudo por nós, aliás esse é um dos pontos do pensamento brasileiro que tem que mudar, que é o de esperar que alguém tenha uma solução para tudo, não devemos nunca nos contentarmos apenas em eleger um governo de direita, temos que conseguir o controle da mídia e do ensino e esse tipo de coisa não se pode fazer apenas elegendo um presidente que seja nosso aliado, tem que ser feito por cada um de nós e nos empenharmos nisso por anos para que chegue o dia em que todo pensamento subversivo liberal e socialista seja varrido praticamente para ilegalidade.

Comentários