Pensavam mesmo que a Terra é plana?


O filosofo grego, Eratóstenes de Cirene, calculou a circunferência da superfície da Terra por volta do ano 100 a.C, isso quer dizer que antes mesmo de se medir o "tamanho do mundo" era sabido que a Terra era redonda. Então onde entra essa história de que a Igreja Católica afirmada que a Terra era plana e quem afirmasse o contrário era morto na fogueira e a história de Galileu?
A igreja não se envolvia diretamente com o que era escrito pelos cientistas, ela apenas se preocupava com atos profanos disfarçados de ciência. Tem muito ateu que gosta de afirmar que a Igreja Católica era contra as ciências porque não permitia que fizessem autopsias, contudo até hoje em dia se você não for um medico legista se você profanar um corpo você será preso, mesmo que você diga que é para estudo, acontece que era muito difícil estudar cadáveres humanos devido as condições precárias de saneamento e higiene da época, poucos corpos era levados até as universidades de medicina para serem estudados, hoje em dia o mundo possui o conhecimento das doenças, mas séculos atrás abrir o corpo de alguém que havia morrido de uma febre misteriosa poderia condenar uma cidade inteira a morte.
Isso é apenas um pequeno exemplo que como os difamadores da Igreja Católica conseguiram transformar mentiras em verdades ao longo dos séculos. Uma dessas maiores difamações era de que a Igreja afirmava que nosso planeta era plano, um disco achatado flutuando no universo, mas a astronomia já existia séculos antes da Igreja Católica e o conhecimento acumulado pelos antigos não seria descartado de tal forma. Os difamadores costumam a se apegar em um pequeno trecho bíblico onde é dito "os quatro candos da terra" uma clara referência aos pontos cardeais, mas eles preferem ignorar e usar isso como zombaria, para indicar uma ignorância por parte das mentes do passado e que pessoas que são adeptas a tal religião possui uma mente primitiva.
Agora sem mais divagações vamos discutir precisamente esse assunto. Se os gregos haviam estabelecido que a terra era redonda e medido a circunferência da Terra séculos antes então porque Galileu fora condenado? Galileu fora condenado por difamar o Papa já que o mesmo ficou irritado porque a sua pesquisa havia perdido o financiamento e sua punição era pedir desculpas e fazer as orações penitenciárias ou exilar-se, em sua tremenda teimosia ele preferiu o exílio. Mas o que Galileu afirmava que poderia ter deixada a Igreja furiosa? Galileu nunca disse que a Terra era redonda, todos sabiam disso, Galileu nunca disse que a Terra girava em torno do Sol, Nicolau Copérnico já havia descoberto isso, o que ele queria tentar provar e tentava captar fundos da Igreja era de que Sol era o centro do universo e que aparentemente Deus vivia dentro dele uma ideia completamente ridícula para qualquer pessoa com um pouco de discernimento. Anos mais tarde os difamadores da Igreja Católica passaram a usar o episódio como forma de acusar o cristianismo de ser intelectualmente limitado e como todos nós sabemos, uma mentira repetida várias vezes por fim torna-se verdade.


Comentários