Capitalismo vs Socialismo

Por muito tempo o ativismo político ligado a direita vem ligando o capitalismo como sendo um estandarte de oposição ao socialismo. pode ser que nos tempos a guerra fria isso possa ter sido uma realidade, mas isso mudou dos anos 1980 para cá. Acontece que hoje em dia as maiores marcas corporativas financiam e fazem campanha pro progressista, isso se deve o fato de que as faculdades de marketing serem completamente permeadas por ativismo gay e feminismo, inclusive essas grandes marcas criaram no início dos anos 1990 o termo "pink money" para se referir a parcela de mercado correspondente aos homossexuais.
Vimos nos últimos tempos marcas da Unilever fazer propaganda ileológica com mulheres com axilas cabeludas nas propagando do Dove e a marca de sabão em pó, Omo, induzir ideologia de gênero em suas propagandas querendo ensinar aos pais como os filhos devem brincar, a Coca-Cola por exemplo colocou em seu time de garotos propaganda o cantor drag queen, Pablo Vittar, que é usado escancaradamente como ferramenta de imposição ideológica na mídia brasileira já há algum tempo.
O que acontece é que as pessoas fazem essa associação do capitalismo ser algo ideologicamente oposto ao socialismo, pois como citei antes funcionava dessa forma durante os anos da guerra fria, mas o capitalismo não é uma ideologia, o capitalismo é um sistema econômico e pode ser utilizado como bem quiser por seu utilizadores. Portanto não é incomum  ver marcas como Coca-Cola que sempre foram utilizadas como símbolo do capitalismo engajadas em projetos progressistas.

Esse tipo de coisa acontece porque a moral foi excluída do processo comercial, já que foi implicitamente incutido na mente da maior parte da população o utilitarismo, estágio máximo das liberdades individuais onde o ser humano quase retorna ao seu estado natural sendo movido apenas por seus instintos mais primitivos e por seus prazeres mais fugazes, basicamente o ser humano torna-se movido apenas por comida e sexo.
Portanto, o capitalismo não é o oposto ao socialismo, nem mesmo o liberalismo é uma oposição real ao progressismo, sendo que se assemelham muito em termos sociais, a oposição a toda ideologia encontra-se nas atitudes conservadoras. Há que se tirar a venda ideológica dos olhos para podermos identificar precisamente todos aqueles nos fazem mal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neo Conservador é uma Desgraça

Os perigos de Janaina Paschoal

O ACADELAMENTO DOS HOMENS É UM RISCO FATAL PARA TODAS AS MULHERES